quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Você não fez redução?


Foto de Luís Gonçalves
Primeira postagem.

Entãao, pra começar, a pergunta susto que se tornou sagrada na vida deste jovem professor/ator/palhaço/ex-obeso(?): Você não fez redução de estômago?

É claro que essa questão não vem do nada - está lá Gustavo atravessando a rua e um fiscal do IBGE o interpela com tal dúvida! Não, não. Ou a pergunta é resultado de algum encontro com uma pessoa que não vejo há certo tempo e percebe que emagreci bastante (e imediatamente pressupões que fiz uma cirurgia) ou quando relato pra qualquer pessoa que perdi 46kg (marca de hoje) em 5 meses. E a pergunta vem naturalmente da meeesma forma.

Sim. Eu escrevi certinho sim:
46kg em 5 meses.
Quarenta e cinco quilogramas em cinco meses.


Vamos lá: eu pesava 128kg e apresentava obesidade grau III (só vai até o III viu gente? É obesidade mórbida) e hoje peso 82 e tenho o chamado sobrepeso (muito mais legal de falar em hein?)

- 46kg em 5 meses?

Essa é a segunda pergunta que vem quando a minha resposta sobre a cirurgia é não. Dita com um tom de voz um pouco mais elevado.

Daaaí, com todo esse espanto, resolvi registrar em forma de blog. E o quê? Pra quê? Como?

A minha intenção não é de forma alguma uma bandeira contra a cirurgia de redução de estômago. Nem tenho conhecimento para tal. Só resolvi expor que existem formas de emagrecer sem a bariátrica (e todos nós sabemos disso, mas agora eu fui o sujeito da ação).

Também não intento formular manuais, estratégias... não sou nenhum especialista. Quero dialogar sobre o assunto. É como se fosse um diário mesmo.

Para isso, nas próximas postagens vou contando aos poucos a trajetória até agora. Depois, sigo relatando novas mudanças e conquistas.

Enfim. Isto tudo é principalmente pra dividir a alegria de sentir-se bem. E torço que isso seja contagioso de certa forma. Então espero sempre comentários.

Está dado o 1º passo. IÓ!

16 comentários:

  1. Bem Vindo ao mundo dos Blogueiros...
    E será um prazer acompanhar todas as suas aventuras reais!
    Vamo Lah Magrinhooo
    :D

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui para parabenizar o Gustavo , até pq qd o conheci ainda gordinho e de repente virou magrinho, acompanhei o esforço, disciplina e dedicação a dieta e a malhação !!!! Parabens !!! hummm sem falar no excelente dançarino q ele é !!!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Resumindo..... É só fechar a boca e malhar meu filho! hauhauahauhauhaua

    ResponderExcluir
  4. Oi Guga!! Achei super bacana o seu blog!! Até falei isso hj p/a vc...É um prazer conviver com vc e ser testemunha de tanta disciplina e dedicação!! Parabéns dançarino de primeira!! Gostei mt + da sua forma de dançar a música de Aviões, viu?! : ) bjss Lari Góes.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, Gustavo.
    É importante que as pessoas que desejam emagrecer saibam que existem outras formas além da cirurgia que, para mim, nada mais é do que uma forma precipitada (na maioria dos casos) pra perder peso, esquecendo muitas vezes de tratar o psicologico do paciente. Quantas pessoas fizeram a reducao e voltam a engordar depois de um tempo porque nao trabalharam o psicologico, nao é?
    Parabens pelo esforço e atitude.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Digaum!

    Lembre-se que como profissional de Ed. Física você tem espaço que quiser para dividir conhecimento!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Caaau!!

    E essa força também precisa de muita alegria, né? Isso a gente tem de sobra!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Cami. SÓ fechar a boca?
    Hauahauahaiaa

    Isso é coisa de Jayminho, né?!
    É trabalho duro! Mas é possível!


    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Lari,

    "Beatifiul girl, dance comigo na pista, balada baaalaada!!!"
    Obrigado nêga!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Dirceu,

    Concordo com tudo o que você disse. Acredito que a redução deveria ser uma das últimas formas para melhorar a qualidade de vida.
    Mas o que se tem mesmo é a sensação de que a redução tornou-se primeira medida a ser considerada.

    Brigadão e colabore sempre!

    ResponderExcluir
  11. fala meu garoto!!!

    Cara é um prazer enorme poder testemunhar quase que diariamente toda essa evolução...poucas vezes vi pessoas tão determinadas numa academia. Nessa caminhada que em breve se tornará corrida hehehe estarei ao seu lado sempre dando aquele incentivo tipo """ GUSTAAAVOOOOO""" tá muito leve!!!!Abs e fica com Deus

    ResponderExcluir
  12. O prazer é meu de ter grandes parceiros nesta corrida!

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gustavo, estava lendo sua história, parabéns pela determinação...meu nome é Priscila, trabalho no centro de saúde de Osvaldo Cruz SP, estou com um projeto para os obesos de nossa cidade...gostaria de saber se existe alguma possibilidade de vc nos visitar, e falar com nossos pacientes um pouquinho da sua conquista assim incentivando eles. abraços aguardo resposta.

    ResponderExcluir